quinta-feira, 11 de agosto de 2011

2ª Dose da Quimioterapia

Não é fácil mas é necessário, eu passo muito mal nos primeiros dias logo após a quimio, com enjôos, feridas na boca, muita dor de cabeça, no corpo, insônia... eu não consigo comer muito bem, mas é preciso continuar pois quando ficamos doente todos da família adoecem conosco e eu preciso me curar, pois tenho marido e filhos maravilhosos e eles precisam de mim.

Oi depois de quatro dias infernais com muitas dores eu voltei, comecei a escrever esta mensagem no domingo de noite mas precisei parar devido as reações da quimio, porém a vida segue porque é maravilhoso viver.  Estou  bem melhor pois eu vivo em comunidade, sei que estou bem amparada e presente nas orações do meus amigos,pessoas que estão sempre em vigília por mim.

Obrigada a comunidade santa joana

Dica: Use protetor Solar


Se você começou seu tratamento agora, ou já está se tratando a algum tempo e nunca se deu conta deste detalhe. Fica a dica: Não esqueça de usar protetor solar, principalmente durante a quimio pois a pele fica ainda mais sensível. Mas não esqueça de perguntar ao seu médico a opinião dele e se ele tem algum tipo de protetor para indicar.

Segue abaixo um artigo, que explica melhor esse assunto:

O protetor ou filtro solar é uma loção cremosa que tem como objetivo proteger a pele dos raios ultravioleta. Esses raios são prejudiciais a pele, pois provocam envelhecimento precoce, manchas e, em casos mais graves, o Câncer.
    As marcas brasileiras responsáveis por esses produtos apresentam uma indicação sobre o FPS que varia de 2 a 60. O FPS mede a proteção contra os raios UVB, os responsáveis por queimar a pele. A pele quando exposta ao sol demora um certo tempo para ficar avermelhada, o número indicado no FPS representa o número de vezes que a pele permanecerá protegida comparada a pele sem o uso de filtro solar. Por exemplo, um produto com FPS 30 protegerá a pele por um tempo 30 vezes superior a pele desprotegida. Porém, para que esse efeito seja atingido, é necessário que a quantidade aplicada do produto seja de no mínimo 2mg por centímetro quadrado de pele, do contrário, especialistas apontam que a proteção não chega nem a metade da indicada pela FPS.
    Alguns cuidados devem ser lembrados para maximizar os efeitos desse importante produto.  Independente do estado climático (dias ensolarados, chuvosos ou nublados), o uso do protetor solar deve ser o mesmo, pois as nuvens não são capazes de reter os raios ultravioleta. Outro fato importante contradiz o que algumas marcas veiculam em suas propagandas, a maioria dos pesquisadores afirma que após um mergulho em piscina ou no mar, cerca de 70% dos efeitos protetores são perdidos. Além do contato com a água, devemos nos atentar ao contato mecânico, que também remove o filtro solar da pele. Ou seja, quando a pessoa toma sol deitada na areia ou em outra superfície, grande parte do creme é removido da pele e quando isso acontece uma nova aplicação deve ser feita sobre a pele.
    O último cuidado importante diz respeito sobre a forma de passar o filtro solar. Geralmente não é possível passar o protetor de forma eficaz sobre as próprias costas em razão da dificuldade de alcançar algumas regiões. Nesses casos e também em pessoas com reduzida mobilidade articular o auxílio de uma pessoa próxima pode solucionar o problema.

Fonte: Máxima Saúde

Estou pronto para a luta

 
No início dessa semana o Brasil todo ficou sensibilizado ao saber que o ator Reynaldo Gianecchini descobriu que estava com câncer. E o que eu pude refletir com essa situação foi que o câncer não escolhe pessoa, ração, posição financeira... ele simplesmente surge. Então se você as vezes fica se perguntando porque com você, porque foi foi o escolhido? Infelizmente eu não posso responder, o que eu acredito é que casa pessoa tem sua estrada a trilhar, e o que você tem que passar niguém vai passar por você. O importante é como você encara o fato, devemos literalmente partir para luta. Nós da família amigos pelo câncer desejamos que você tenha muita força para seguir em frente.

Confira o trecho de uma nota divulgada esta semana.

“Após ser internado com suposto sintoma de faringite, foi diagnosticado um linfoma não-Hodgkin. Estão sendo realizados novos exames para especificação adequada. Estou pronto para a luta e conto com o carinho e amor de todos vocês", diz o ator na nota.

O que é o linfoma?
O linfoma é um tipo de câncer do sistema linfático, que é formado por vasos muito finos e por gânglios que atuam na defesa do organismo. Pode ser classificado em dois grandes tipos: os Hodgkin atingem em sua maioria jovens e pessoas de meia-idade, e os não-Hodgkin, como o de Giannecchini, são 90% dos casos e atingem sobretudo pessoas com mais de 55 anos. Foi o caso também da presidente Dilma Rousseff e de Glória Perez. Gianecchini estava em cartaz com a peça "Cruel", em São Paulo, que teve temporada cancelada. As produtoras do espetáculo, Selma Morente e Célia Forte, divulgaram um comunicado. "Comunicamos que a temporada da peça 'Cruel' está cancelada por tempo indeterminado, por motivo de tratamento médico do ator Reynaldo Gianecchini", diz a íntegra da nota.

Fonte Ego